quinta-feira, 22 de outubro de 2009

História do Grupo Escoteiro Águias do Ipuçaba Contada por seu Idealizador

             Tudo começou no final do ano de 2007 quando o chefe Miranda teve a iniciativa de criar um grupo de jovens com os alunos do PROERD que moravam próximo a sua casa no alto da Boa Vista- Ipu. No inicio o grupo se chamava “Agentes Especiais do PROERD” . O objetivo era criar um grupo de resistencia às drogas lícitas e inlicitas e ao mesmo tempo contrubir com a sociedade. O grupo tinha aproximadamente 25 jovens de ambos os gênoros entre 10 e 12 anos de idade. As principais atividades eram formação moral e cívica, trabalhos comunitários como a campanha contra a dengue, ajudar na construção da capela de Nossa Senhora das Graças e cultivação de uma canteiro medicianal, dentre outras.


Os jovens se reuniam uma véz por semana na caso do chefe Miranda para práticarem esportes e competições do tipo gincana, ainda tinham um professor de kung-fu o Leão,que vinha voluntariamente dar formação aos agentes uma vez por semana.
               A idéia de criar um grupo de escoteiro aconteceu apróximadamente por volta de agosto de 2008 quando estavamos fazendo um trilha até o sítio macacos para vistoriar-mos um local para atividades. Foi quando encontramos fazendo caminha próximo a linha férrea o senhor João Lopes, que nos questionou sobre a atividade que faziamos, e disse que era muito parecido com escotismo. Confesso que não sabia quase nada de escotismo, conversamos bastante e ele nos indicou uma pessoa de Sobral que era chefe de escoteiro, o senhor Reinaldo, não precisou nem eu procurar o Reinaldo, ele foi quem me ligou muito interessado em criar um grupo aqui no Ipu e como nós ja estavamos com um grupo de jovens, era só migrar de agentes especiais do PROERD para escoteiro, fiquei de pensar na proposta e entrar em contato depois com ele.
             Durante este periodo o grupo de agentes especias do PROERD acabou se desfazendo por conta de problemas com o coordenador da catequese local, que não gostava da idéia dos meninos está envolvidos em outros projetos que não os da catequese do bairro. Para evitar problemas, paramos as atividades dos Agentes Especiais do PROERD no Bairro, o que foi uma tristeza e um descontentamento geral entre os jovens e de seus pais que estavam gostando muito do projeto. Foi quando pensei numa alternativa muito mais interessante do que o grupo do bairro, que era criar o grupo de escoteiro para todos os jovens de Ipu, claro que assim que anunciamos o novo projeto os jovens que eram do antigo grupo se apresentaram em peso e ainda tivemos abertura para acolher jovens de todos os Bairros, ficou bem melhor que antes.
               Para podermos convocar o grupo de escoteiro de Sobral para vir ao Ipu fazer uma visita e dar inicio a criação do grupo de escoteiro em Ipu, solicitei a ajuda do CCDS- Conselho Comunitário de Defesa Social de Ipu, que tinham como principais diretores,o senhor Henrique, João Paulo conselheiro tutelar, Itagira e Alice guarda municiapal.



  Esta equipe não mediu esforços para acolher os escoterios de Sobral como também disponibilizou um escritorio pertencente a senhora Itagira para ser sede do novo grupo que ainda hoje é disponibilizado para o grupo gratuitamente. Com tudo pronto o 21º Grupo de Escoteiro Marechal Rondom veio no dia 13 de setembro de 2008 para fazer o encontro dos jovens escoteiros com os nosso jovens



 e tambem para realizar uma palestra para os pais que aconteceu escola Tereza Odete, local que nos foi cedido para realizar-mos a reuniões escoteira.

No dia 01 de setembro de 2008 a Região Escoteira do Ceará nos concedeu a autorização provisória para para organizarem uma Unidade Local de Escotismo, com o nome de Grupo Escoteiro do Águias do Ipuçaba e o numeral 12 –CE e a primeira reunião escoteira aconteceu no dia 26/10/2008




Com os primeiros voluntários adultos: Miranda, Helton,Hélio filho, Flávio, Gorete, Antonia de Maria.
          No dia 08/03/2009, o G.E Águias DO Ipuçaba foi finalmente fundado pela Diretora Regional do Ceará, senhora Sandra Valda sendo o chefe Miranda o primeiro a fazer promessa escoteira, e logo após sete escoteiros(as) fizeram sua promessa já com um grupo de aproximadamente 40 membros entre escoteiros e lobinhos.

 



          Hoje 22 de outubro de 2009 somos 51 membros filiados a União dos Escoteiros do Brasil e já contamos com varias vitórias, muitos acampamentos, acantonamentos, trilhas, viagens, cursos, momentos religiosos, cívicos, serviços prestados a sociedade, e pretendemos continuar cada vez mais forte.

                                                                                                     
     Está história não para por ai, continue nos visitando e verás até onde vamos, sempre com muita aventura e alegria de viver...


Sempre alerta para servir!

Chefe Miranda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário